Spiga

Como começou o Espiritismo?


A pedido de um leitor, abro aqui uma pequena sequência de posts com informações básicas sobre o Espiritismo, ou Doutrina Espírita.

A Doutrina Espírita não foi criação de Allan Kardec, como supõem os que só de maneira superficial a conhecem. Allan Kardec, pseudónimo literário de Hipólito Rivail, foi um pedagogo francês que já tinha vasta obra publicada quando se abalançou a dar á estampa as obras espíritas.

As informações fundamentais que compõem as 5 obras básicas do Espiritismo * foram obtidas através de grupos mediúnicos espalhados pelo mundo.

Como foram obtidas essas comunicações? Através da faculdade da psicografia. Allan Kardec recebia, seleccionava, compilava e comentava as comunicações que lhe chegavam de mais de mil grupos mediúnicos espalhados pelos 5 continentes. As respostas, em termos de conteúdo e de elevação moral, eram concordantes. A essa concordância se dá o nome de Concordância Universal dos Ensinamentos dos Espíritos.

Em 1857 saiu a obra O Livro dos Espíritos. Chama-se assim, porque, embora o trabalho hercúleo de compilação e estudo, bem como as responsabilidades financeiras da publicação, tenham sido de Kardec, a informação que nele consta veio do mundo espiritual. Veio dos Bons Espíritos.




* - O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Génese (1868).

Partilhe este artigo:

0 comentários:

Enviar um comentário