Spiga

Altruísmo x Egoísmo


Depois de mais de 20 anos de luta contínua, a entrar e a sair das prisões do regime, o chinês Liu Xiaobo foi hoje agraciado com o Prémio Nobel da Paz. Não irá recebê-lo a Oslo, pois, para não variar, está preso.


O motivo desta condenação a 11 anos de prisão foi a Carta 08, um manifesto que pede que o governo chinês se empenhe em autorizar o multipartidarismo, um sistema judicial independente, liberdade de religião, associação e imprensa.

A contestação do Prémio Nobel da Paz vem já dos acontecimentos da Praça Tiananmen, em 1987.


Mais que as considerações políticas e diplomáticas que dividem as opiniões sobre o regime político chinês, interessa-nos realçar o exemplo deste homem de 54 anos, professor de Literatura, que, à semelhança de nomes como Ghandi, abdicou do seu conforto e de uma vida sem sobressaltos, para enveredar pela luta pacífica, para fazer ouvir a sua voz e defender o que considera justo para os seus semelhantes.


Do ponto de vista do Espiritismo, que é uma doutrina filosófica e moral abertamente cristã, esta é a atitude de altruísmo ensinada e exemplificada por Jesus de Nazaré, o Homem Excelente. Por enquanto, é o egoísmo que governa o nosso planeta, de constituição moral ainda muito rude. Acções como a de Liu Xiaobo são ainda excepção. Mas têm o condão de fazer avançar as instituições humanas e as mentalidades. O progresso moral da Humanidade terrena deve muito a todos os missionários da Paz. Mesmo aos que não são conhecidos nem homenageados.



As autoridades chinesas estão a fazer tudo o que podem para que o Nobel da paz não ser conhecido na China.

Partilhe este artigo:

1 comentários:

Anónimo

15.10.10

...e não nos esqueçamos da ditadura das almas que governam os países do terceiro mundo,bem como do primeiro mundo.Os absurdos que vemos na tv são de pessoas que não se interessam pela raça humana;não sejamos como eles.Julgam a china,mas em outros lugares há desprezo pelo ser humano.O aumento mensal do salário dos deputados é tão despótica quanto um regime ditadorial,por exemplo.CARIDADE e DEUS SEMPRE!!!

Enviar um comentário