Spiga

Atrair a sorte, afastar o mau olhado e inveja...

Existem inumeras formas de atrair a sorte, afastar invejas, proteger-se contra o mau olhado, etc e tal.

Basta qualquer um de nós tentar saber na internet, ou mesmo em conversa com conhecidos e recebe logo uma lista infindável de métodos, amuletos e mezinhas para todos os gostos!

Vamos então pegar neste tema e olhando para as imagens que estão no inicio deste post, perceber como somos ajudados por objectos tão diversos:

Qual o mecanismo que existe, ou seja, como é que um trevo de quatro folhas, uma figa ou um olho gordo influencia o mundo espiritual, afastando o mau olhado ou atraindo a sorte?

A resposta a nosso ver é simples... não ajuda, não tem qualquer acção no mundo espiritual... ou seja, não funciona!

Todas estas peças, mezinhas ou equivalentes têm origem na superstição e na crendice muito enraizada no mundo desde à séculos, mas não passa disso mesmo, de superstições sem fundamento e sem qualquer resultado prático.

Eventualmente algum leitor nesta fase pode estar a pensar algo do género: "Mas numa sessão mediunica onde estive presente, apareceu um espirito que disse para se usar isto ou aquilo, que era bom para proteger ou para afastar o mal!! Se ele disse deve funcionar, certo?"

Não é assim tão linear, por vezes existe a ideia que os espiritos sabem tudo, mas na realidade os espiritos são pessoas como nós, só que estão no mundo espiritual, logo existem espiritos bons, sábios, outros pouco esclarecidos, brincalhões... enfim, tal como no nosso mundo vemos todo o tipo de pessoas, no mundo espiritual é igual, assim essas afirmações virão de espiritos que são bincalhões, fascinadores ou simplesmente acreditam que isso resulta mesmo, porque são ainda pouco esclarecidos.

No Livro dos Médiuns, o mundo espiritual fornece a unica forma de afastar os maus espíritos:

Haverá meios de os expulsar?

"Há; porém, as mais das vezes o que fazem, para isso, os atrai, em vez de os afastar. O melhor meio de expulsar os maus Espíritos consiste em atrair os bons. Atraí, pois, os bons Espíritos, praticando todo o bem que puderdes, e os maus desaparecerão, visto que o bem e o mal são incompatíveis. Sede sempre bons e somente bons Espíritos tereis junto de vós."


Para nós esta sugestão é o melhor amuleto... sendo que aqui a palavra amuleto é figurativo claro :)

Partilhe este artigo:

33 comentários:

Sofia

17.9.08

E as ferraduras?! E as patas de coelho?! Também não?! ;)

Francisco

18.9.08

Sofia, Sofia... sempre a brincar!!

:)

Mário

20.9.08

Estive agora a ver um post antigo (Maria Duval, Uma Mulher e Pedras) e ela na altura prometia livrar-nos do terrível mau-olhado com o melhor remédio do mundo para o efeito: cornalina pura! Convenhamos que é preciso ter imaginação na cornalina...

Camilla

25.9.08

Acredito que, nao sao objetos em si que atraem ma ou boa sorte e sim, a fé e força que a pessoa coloca neles! Afinal, nada é páreo para a força do pensamento!

Francisco

27.9.08

Olá Camila.

Compreendo o que quer dizer, mas fé em objectos é perfeitamente dispensável.

Para além de nesses casos os objectos funcionarem como uma muleta, transferem a fé em Deus, a fé racional de investigar, de estudar, de perceber o porquê das coisas... numa fé num objecto, numa coisa, resumindo, numa fé supersticiosa.

Abraço.

Anónimo

8.12.08

eu pratico o bem , tenho bom feitio, sou forte mas tenho sempre muito azar. doenças , perdas, dinheiro, tudo se vai:S
como explicam?

Francisco

8.12.08

Olá anónimo(a), vamos ver... o estudo do espiritismo é algo de racional, logo não entram conceitos de sorte azar, etc e tal!

O principal motivo para escrever este post foi fazer pensar quem lê, foi tentar passar a mensagem que o espiritismo não lida com esse campo, um espirita não ajuda a atrair a sorte, afastar o azar, nem nada disso.

O que chamamos azar, muitas vezes são má preparação, falta de estudo (por exemplo, não estudei e tive negativa no exame... isso é azar?! Alguns dizem que sim, tiveram azar com as questões que saíram!).

Como estamos num planeta de expiação e provas, algumas são exactamente isso, ou expiação ou provas.

A nossa sintonia mental também ajuda algumas vezes...

A sugestão para ter uma ideia mais clara sobre este e outros assuntos será ler O Livro dos Espíritos, consegue adquiri-lo na maioria das livrarias, ou também está disponível para download gratuito em inúmeros sites na Internet (aqui no Blog de Espiritismo na secção de downloads encontra-o).

Abraço fraterno.

Cátia O.

16.2.09

Olá,como estão?
Não sei bem onde deixar este comentário, por isso optei por deixá-lo aqui.
Não sei bem como falar deste assunto, até porque não sei se acredito neste tipo de coisas... mas sinto que algo não está bem comigo. Passo a explicar: há cerca de um mês, recebi uma proposta aliciante para mudar de emprego. Basicamente faria o mesmo (sou vendedora), mas ganharia boas comissões por cada venda. Aceitei de imediato e comecei a vender bastante, logo a receber boas comissões. Esforcei-me tanto que consegui o estatuto de melhor vendedora do mês, coisa que incomodou alguns colegas de trabalho, especialmente uma colega. Essa colega olha-me de uma forma profunda e incómoda (literalmente, de alto a baixo) e faz-me imensas perguntas pessoais. Perto dela, sinto uma energia má, negativa...Ela transmite algo ruim, quase desumano, e sinto o olhar dela sempre fixo em mim... Apesar disso, tentei ignorar, afastar-me dela e rodear-me de colegas bons e honestos. No entanto, durante este mês, tudo me aconteceu!!! Eu, que sou uma pessoa saudável,tive 3 problemas de saúde!!! Problemas que apareceram do nada e que me causaram, e ainda causam, bastante mal-estar e dor. No trabalho, ela continua a cercar-me e a olhar-me fixamente. Não sei se é paranóia minha, mas ela transmite algo profundamente ruim e maldoso.
Gostaria de saber qual é a posição do Espiritismo sobre o mau olhado? Será que existe mesmo, ou será loucura minha? Ignorância e crendice popular? E o que posso fazer para me proteger deste tipo de energias negativas?
Agradeço a vossa atenção.

André

17.2.09

Olá Cátia O.,
Os posts desta semana sobre o tema "Existem Feiticeiros, Maus-Olhados, Bruxarias?" são-lhe dedicados especialmente. Achámos que a sua questão merece uma resposta alargada.
Abraço,
André

Anónimo

13.3.09

Querida Cátia,
Realmente, às vezes temos uma tendência a fazer ligação de tudo o que nos ocorre de mal com pessoas a nossa volta.
É certo que tanto Espíritos encarnados quanto desencarnados podem emitir ondas magnéticas perniciosas com o fim de nos prejudicar. Mas isso funciona como as ondas de uma estação de rádio: você só capta se sintonizar.
O que sugiro a você é que, em primeiro lugar, peça a inspiração divina para o caso e concentre-se no bem, incluindo atitudes, pensamentos e palavras, para que sua sintonia seja com Espíritos bondosos que a ajudarão a reenergizar-se. Envolva a colega a que você se refere em suas orações constantes, principalmente no local de trabalho. Por fim, tente se aproximar dela e cativar sua amizade: elogie, dê-lhe um bombom, fale palavras boas, enfim, demonstre que você não está lá para prejudicar a ninguém.
Acima de tudo, pense que Deus não cochila. Jamais Ele permitirá que um só de Seus filhos seja prejudicado sem uma finalidade para tal, que pode ser um aprendizado e uma renovação interior, com mudança de atitudes.
Um abraço,
P.O. (Brasília, Brasil)

Anónimo

11.2.10

olá!
gostaria de saber os "efeitos" que os maus espiritos podem ter na nossa vida?!digamos que pelos sintomas que tenho vindo a sentir pode se dar o caso de ñ estar a ter muito boa "companhia"...sinto literalmente que alguem me "corta" as oportunidades, me bloqueia...sinto-me esgotada...às vezes até sinto nauseas e do nada sinto cheiros horriveis!tenho sonhos agitados acordo cansada e não me lembro do que sonhei!
começo a perder aquilo que mais me caracteriza que é a fé e a esperança incondicional!sou habitualmente uma lutadora nata e tenho muita fé em Deus e nos espiritos de luz...mas ultimamente sinto-me táo esgotada que sinto-me a perder a força de acreditar!
acha que tudo isto pode ser apenas desÂnimo?caso seja algo mais...o que posso eu fazer para encaminhar o meu "acompanhante" para o seu lugar?

Francisco

12.2.10

Olá anónimo(a),

Os espíritos tem as costas largas e o nosso cérebro tem a mania de empolar situações... isto somado a que cada um de nós atrai o que sintoniza, já viu não é?!

Mantenha a fé, sintonize com pensamentos positivos, prepare o sono (tudo assuntos que também consegue encontrar no Blog).

No entretanto sugerimos também que se desloque a um centro espirita idóneo de forma a tirar duvidas e a obter ajuda caso se aplique no seu caso.

Se desejar escreva-nos para o nosso email e tentaremos ver centros espíritas na sua área de residência.

Grande abraço.

adepto Jesus e Kardec

13.2.10

Olá Marcia

A falta de determinados produtos no cérebro pode levar ao desanimo. Quando estamos numa fase em que já estamos nesses estado (falo da minha experiência própria), também é de consultar o médico. hoje em dia há medicamentos bons.

O efeito dos medicamentos é apenas para ultrapassar o estado critico de desanimo. Depois temos de perdoar a nós próprios e aos outros. Falando mais uma vez da minha experiência pessoal e de várias pessoas que conheço, são os ressentimentos contra as outras pessoas e contra nós mesmos que estão na base da depressão, embora haja factores hereditários que podem potenciar mais esse efeito.

A obsessão espiritual grave, pode necessitar de ajuda num centro espirita, mas nenhuma obsessão dispensa a vontade de se curar.

bem haja

Um adepto de Jesus e de Allan Kardec

sonho cor de rosa

26.4.10

oiiii sim essas cenas existem mesmo kanto mais nos protegemos e kando somos mais atacados lolgrato

Marcelo Kuchar

15.5.10

Caro(a) amiga, entendo a visão do post, mas creio que vc esteja indo por um caminho muito puritano. Muitos livros eo proprio conceito espirita nos mostra que realmente esses objetos por si não possuem caracteristicas especiais e nem fazem a diferença por si mesmo. Mas apartir do momento que temos uma pessoa que coloca sua fé ou sua crença em um objeto ou ritual se ela for merecedora a espiritualizade superior não deixara de atender. Porque muitos não possuem o conhecimento necessario para compreender a logica por de tras da fé, porém não quer dizer que não sejam pessoal boas e merecedoras.

No pouco que conheço da doutrina, nd pode ser levado ao extremo, nem da verdade, nem da mentira. Tudo é ralativo as necessecidades humanas.

Anónimo

4.1.11

Olá, eu tambem acredito que só fazendo o bem, podemos atrair coisas boas para nós. Mas como fazer isso? pensando mais no nosso proximo do que em nós mesmo, mas ñ esqueça só podem amar aos outros quem sabe se amar.

Anónimo

30.10.11

ola..Estive a pesquisar na net e dei com vocês. o meu marido é alvo constante de mau olhado e invejas..nos sabemos isso porque um amigo da mãe dele e da avo dele nos informa sobre isso e diz sempre coisas acertadas a cerca deste "tema". queria saber o que fazer para o ajudar..e a mim também porque soube que querem afretar a nossa vida e a do nosso filho.. será que me podem dizer alguma coisa..?

Ale

1.12.11

Olá, há alguns dias atrás amanheci simplesmente com a sensação de cansaço enorme e parecia que não tinha dormido. Meus sonhos sempre agitados, mas nenhuma lembrança clara do que se tratava. Passei o dia como se estivesse muito gripada só querendo ficar deitada. Comentando com uma amiga mais esclarecida em assuntos espirituais, ela me disse que sou do tipo de pessoa que sempre quer ajudar e acabo doando muita minha energia sem me proteger. E me alertou que há uma pessoa do meu convívio que não tem bons pensamentos comigo, além de gerar muita inveja e cobiça pela minha vida. Gostaria de uma orientação sobre orações, atitudes , pensamentos de gerem ajuda para essa pessoa, que não sei quem é, e de proteção para mim.

André

2.12.11

Olá,

Não dê muita importância aos sonhos. Os sonhos podem ter muitas origens, e orientar a nossa vida por essas impressões subjectivas não é prudente. Em cada manhã, sacuda as sensações negativas que os sonhos possam ter deixado, e peça a Deus boas inspirações para mais um dia de paz, trabalho e evolução.

Prepare o sono, evitando filmes violentos, leituras perturbadoras ou discussões antes da hora de deitar.

Cultive o estudo, a boa leitura e a oração.

Não se fie em toda a gente que aparente ter conhecimentos sobre Espiritualidade, nem creia em coisas tais como males de inveja ou maus-olhados. Deus ama-nos a todos por igual, e só de Deus dependemos. Deposite a sua confiança em Deus e não permita que o medo ensombre a sua vida.

Abraço,

AA

ana m

17.4.12

deus me ajude nunca tive tanto azar na minha vida vem do nada um a seguir do outro nao consigo me endereitar ha dois anos para ca e perder familia e perder as minhas enconomias quase a ficar sem nada nunca me aconteceu coisa iguale a ficar sem saude a ficar sem trabalho o que faco nao estou resistindo mais quero gritar alto deus me ajude por favor tem alguma ideia que me ajudem? obrigados

ana carangueijo

17.4.12

o que faco tenho tanto azar ha dois anos para ca nao consigo mais tudo de mal me acontece como me livrar de tanto azar?

André

17.4.12

http://blog-espiritismo.blogspot.pt/2012/04/quero-gritar-alto-deus-me-ajude.html

Anónimo

18.5.12

Olá!

Sou cristã, praticante à minha maneira, educada na religião católica embora hoje, e porque me interesso muito por todas estas temáticas, me identifique muito com outras ideologias e filosofias,de índole religiosa, ou não.
Segundo as escrituras,Jesus foi tentado por satanás no deserto...segundo a teologia cristã, os anjos caídos seriam anjos que, ao cobiçar um poder maior, acabavam por se entregar às trevas. O anjo caído mais "famoso" é Lúcifer e estes anjos, tornados "demónios" são bastante comuns em histórias de conflitos entre o bem e o mal.

Como cristã, acredito no bem, mas também acredito na existência do mal, tal como o próprio Jesus!

Se há quem siga a Cristo e pratique o bem não é possível que haja quemm sirva o inimigo de Deus, lúcifer, ou satanás, que o venere e o sirva?
Por tudo isto, não sei até que ponto não poderá ser verdade que há quem atue no mundo dos vivos servindo ao inimigo de Jesus. Até que ponto só os espíritos desencarnados nos podem "atormentar"???

Os bruxos e outros que tal são, de facto, negociantes...mas não haverá os que servem a satanás e em troca disso recebam favores do mesmo para sustentar os seus negócios e agradar aos seus clientes????

Não poderá isto ser possível? Digo isto porque eu prória acredito que, orando com fé ao meu Deus ele me ajudará!!!

Como dizia William Shakespeare: "Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia."

A minha questão é: estas "coisas" passarão somente e apenas pelo domínio dos espíritos encarnados e desencarnados??

Obrigada!

André

19.5.12

Olá caríssima,

Veja sff a série de posts que estamos a fazer, e a que chamamos "Trabalhos e contra-trabalhos". Vamos incluir a sua interessante questão.

Abraço amigo,

AA

André

19.5.12

Está aqui:

http://blog-espiritismo.blogspot.pt/2012/05/trabalhos-e-contra-trabalhos-2.html

AA

silvio luis albacete

24.7.12

silvio....Olá,meu caso é o seguinte,frequentava a casa de uma senhora amiga minha,e eu tinha visões na casa dela E PRESENTIA ALGUMAS MALDADES.Na parede da sala ha uma piramide fita de ceramicas escuras meio que marrons com bege,tipo assim umas cores esquisitas e nessa piramide eu conseguia ver coisas estranhas ,desenhos de dedos das maos,um dedo fechado redondo da mao esquerda com o dedo da mao direita penetrando o dedo fechado da mao esquerda.e quando chegava visitas na casa dela, as visitas faziam o mesmo ato com os dedos,ou seja ,os mesmos atos que estava desenhado nas cerâmicas da piramide da sala.dava a impressão que eles estavam fazendo mau pra meu espirito e minha alma naquele mesmo instante. parecia que estavão fazendo orgia com as almas das pessoas presentes na casa dela.Fiquei sismado e com receio.A minha ""amiga"" parecia fazer ritual de bruxaria com algumas coisa em cima de uma cadeira, que tinha a cor de minhas roupas pessoais em que eu estava usando. Agora só vou na casa dela prevenido,com dente de alhoi no bolso esquerdo , e também um médiom que é cavalo, me mandou usar a cueca do lado do avesso quando eu for na casa desta pessoa.Me aconselhou a não ir mais lá.Me aconselhem por favor,poi s estou apreensivo.abraços.

André

26.7.12

Olá Sílvio,

A bruxaria é o nome de uma antiga religião animista da Península Ibérica. Chamava-se «Brujeria», e temos aqui no blog alguns artigos acerca disso.

A Bruxaria era uma das muitas religiões mágicas, que acreditavam que havia muitos deuses e que era preciso fazer ofertas a cada um deles para obter os seus favores.

Depois vieram as religiões monoteístas e essas antigas religiões caíram em esqucimento. Algumas pessoas conservaram algumas dessas práticas às escondidas, e durante séculos foram-nas modificando e adulterando. Inclusive a palavra Bruxaria, que era nome de religião, passou a ter significado pejorativo.

Há quem acredite que existem rituais para fazer bem e para fazer mal. Geralmente chama-se a isso magia branca e a magia negra.

Na nossa opinião tudo isso é irrelevante. Acreditando em Deus, não há motivo para temer forças ocultas que possam emanar desses rituais. Sendo Deus omnipotente, infinitamente justo e bom, podemos estar certos de que não nos deixa à mercê de alguém mal intencionado que se lembre de espetar alfinetes em boneco de vodu ou seja o que for.

O que muitas vezes pode fazer com que essas coisas resultem é o receio de quem se julga alvo de «bruxarias». É certo que quem faz rituais com má intenção, emana más vibrações mentais. Mas isso é o dia a dia, é o normal no nosso mundo, em que todos ainda temos inimigos e gente que nos quer mal, mesmo que não faça esses tais rituais. Uma discussão no trânsito representa maior perigo que esses rituais, porque o outro condutor pode abalroar-nos ou agredir-nos.

Não se preocupe mais com isso, amigo.

Se nós nos preocupássemos com essas coisas já teriamos fechado este blog ;-)

Abração,

AA

André

11.12.12

Aos caros leitores que têm deixado comentários neste tópico, as nossas desculpas. Quando tivermos possibilidade, responderemos às perguntas com a devida atenção.

AA

Filipa

6.2.13

Boa noite,
O meu caso é o seguinte, desde pequena que sou alvo de inveja por parte da minha família, a maior parte das vezes porque fui a primeira a nascer, outras vezes porque luto para conseguir o que quero e não desisto, etc. Eu sei o que é a perda, pois quando consegui realizar o meu maior sonho, em 2007, fiquei super feliz, era a carreira profissional que eu queria, a partir do momentos que as minhas tias, tios, primos e primas viram o quanto eu era feliz, começou tudo a correr mal, até que acabei por perder esse sonho. Contudo não desisti, e decidi voltar a estudar, toda a gente dizia que eu não ia conseguir entrar na universidade e mais uma vez provei que estavam errados, e em 3 anos acabei a minha licenciatura. No dia em que comemorei isso com a minha família, a minha madrinha e afilhada (que o olhar delas arrepia-me, e até há quem diga que se trata de um olhar de maldade) nesse dia, só olhavam para mim de lado com o olhar delas, e nunca sorriram,e sempre que sentia o olhar delas cravado em mim eu sentia-me, não por elas estarem a olhar, mas fisicamente. E desde o dia em que acabei a minha licenciatura estou sem trabalho, sempre que vejo uma luz ao fim do túnel, qualquer coisa acontece e mais uma vez volto ao ponto de partida. E isto acontece em todos os aspectos da minha vida, não só na parte profissional....Só sei que sempre que estou com reunida com a família, o que devia de ser uma altura feliz, fico sempre sem energia e tudo nos dias seguintes corre mal, além de sentir um enorme peso no ambiente em relação a mim. E, sempre fui uma boa prima,uma boa madrinha, uma boa afilhada, uma boa filha e uma boa sobrinha...
Ao escrever este pequeno texto, gostava que o Senhor André analisasse, e fizesse uma pequeno comentário que me pudesse ajudar a livrar e a proteger destes maus olhados e destas energias negativas.

Obrigada

André

20.2.13

http://blog-espiritismo.blogspot.pt/2013/02/mau-olhado-nao-obrigado.html

Jailson Terto

2.1.14

Sou Professor Federal, pesquisador da Universidade Federal da Paraíba, gostaria que os Srs. apresentassem os centro espiritas de João _Pessoa / Paraíba, além daqueles que já fiz pesquisa como: Federal Espiríta da Paraíba, Casa da Vovozinha, Nosso Lar e o Centro Espírita Diogo de Vasconcelos. Um forte abraço Jailson

André

2.1.14

Olá Jailson,

Nós somos de Portugal. Aí no Brasil há quem esteja mais a par que nós.

Abraço,

A.A.

Nadia

4.1.14

Olá! Alguém me pode indicar alguém que possa fazer simpatias ou afastar maus olhados aqui na região do porto? Queria alguém de confiança e com resultados comprovados! obrigada!

Enviar um comentário