Spiga

Jogo do Copo


O Jogo do Copo - que até poderia ser chamado por jogo de outra coisa qualquer, pois tanto dá ser um copo, como um pires, ou outro material - está de tal forma aceite como algo inofensivo que até existem uns tabuleiros próprios (certa vez vi à venda num hipermercado!!!) a que dão o nome de ouija.

Existem muitos jovens que acham piada fazer o jogo do copo, aquilo é engraçado e tal… o copo mexe sem deixar duvidas que nenhum dos intervenientes o está a empurrar e vai apontando letras, que fazem palavras, frases… a malta pergunta e o copo responde, às vezes até responde a questões que são formuladas mentalmente, fixe não é?!

O pior é quando corre mal!

Mas se por vezes até se conhece alguém que já fez o jogo do copo e diz que é giro, algumas pessoas até já tem o estatuto de “veteranos daquela coisa” e estão perfeitamente bem, o que raio afinal pode correr mal?

Boa pergunta, vamos tentar perceber isso.

Se o copo está a mexer sem ninguém fazer batota, dá respostas que fúteis ou não, requerem o mínimo de inteligência (e como todos sabem os copos não tem cérebro), isso talvez queira dizer que está ali outro princípio inteligente… para além de estar presente consegue mexer o copo de alguma forma, certo?

Isso é possível através da mediunidade, característica comum no ser humano (embora na maioria de nós num estado latente).

Assim, existe uma forte probabilidade de um ou vários dos intervenientes estarem a participar activamente para que o copo mexa… mesmo não se apercebendo que isso está a ocorrer (nem mesmo como).

Ora o uso e/ou o desenvolvimento da mediunidade, para além de ser algo que requer muita responsabilidade, necessita também de estudo sério.

Sem uma base teórica sólida e a mediunidade devidamente educada, essas brincadeiras podem transformar-se num sério problema… até porque a mediunidade não é para brincar!

Mas mesmo pondo isso de parte, se o principio inteligente que está a dar respostas através do copo, diz ser a pessoa “x” e fornece a informação “y”, que métodos, que mecanismos ou que conhecimentos são aplicados para validar essa informação?

Esse é outro ponto interessante (e preocupante), quem faz o jogo do copo, normalmente acredita que quem ali está, é quem diz ser… são facilmente fascináveis.

Como viram, embora de forma simples, já se abordou neste post algumas ideias que gostaríamos chamar a atenção:

Quem está a contribuir para que o copo se mexa e como?

Como validar a informação dada?

Como se pode contactar o mundo espiritual em segurança?

Assim, se andava na Internet em busca de informação para saber o que é, e como fazer o jogo do copo, siga o nosso conselho simples:

1º Não o faça.

2º Leia atentamente os livros da Codificação Espírita (pode encontrar informação sobre isso noutros posts neste blog).

3º Procure um centro espírita idóneo, lá pode dissipar as suas dúvidas.

Em alternativa ao 3º ponto, visite o site a ADEP em http://adeportugal.org/ e faça o Curso Básico de Espírito online… é grátis (como tudo no espiritismo), é ao seu ritmo e não ganha vinculo a coisa alguma.

Irá perceber que a mediunidade e o contacto com o mundo espiritual é algo natural e normal, mas não é para ser feito de qualquer maneira, nem de ânimo leve.

Ler também este post:
Inadmissível!

Partilhe este artigo:

42 comentários:

Ricardo

1.6.07

Boas, encontrei este blog por acaso enquanto navega-va pelo google. Acho os textos muito claros e bem escritos. Eu tenho um forum tambem onde nao somos experientes no assunto mas tentamos perceber as coisas... caso possa passar por la e dar uma vista de olhos e se possivel ajudar seria optimo.
Cumprimentos.

Francisco

2.6.07

Olá Ricardo, obrigado pelas suas palavras.
Deixe um comentário, ou envie-nos um mail com o link do seu fórum, temos todo o gosto de lá ir visita-lo.
Um abraço.

Anónimo

7.2.08

achei piada ao texto que li! =)
bem eu serei um daquls que no texto sao intitulados d veterano!
a verdade é k ja jogo o jogo do copo a mais d 6 anos e ja devo ter ter feito mais d 500 jogos em toda a minha vida e nunca nada d mais aconteceu! ja tive grandes sustos alguns nao tenho resposta para o que m aconteceu como almofadas coladas ao tampo da mesa falha d luz cortinas e elevarem-s ate ao tecto cortinhas a formarem formas d pessoas vultos arranhoes nas costas e nos braços chamadas para os telemóveis em privado ou em numeros comexados pos 99 94 e 95 o k é um pouco estranho visto que em portugal nao ha numers assim e quando atendemos nao s ouve nada e por vezes ruidos ja cheguei a receber uma sms em branco a prai 2 anos ond o numero k apareceu era um 940999??? o que nos deixou d boca aberta. . .entr outras coisas. . . mas nunca ninguems sentiu mal nem ficou possuido nem cometeu disparat nenhum só pk o copo disse tal e coisa. . .

cumprimentos
Pedro

Francisco

10.2.08

Olá Pedro,

Percebo o que quer dizer, se o faz à mais de seis anos e nada correu mal, porque será o jogo do copo considerado perigoso aqui neste blog, certo?

Mas a verdade é que existem muitas pessoas que fazem o jogo do copo e infelizmente não podem dizer o mesmo que o Pedro, a prova está na quantidade de gente que procura um centro espírita a solicitar ajuda depois de uma brincadeira dessas.

Mas vamos por partes, a nossa preocupação ao escrever sobre o Jogo do Copo prende-se essencialmente com duas questões:

- As pessoas perceberem que o Jogo do Copo nada tem a ver com Espiritismo.

- Quem o faz, ter pelo menos uma noção de que aquilo pode correr mal... mais, colocar as pessoas a pensar no que faz mexer o copo, que mecanismo é esse, etc.

Agora pegando nas suas palavras, diz o Pedro que já teve grandes sustos, tendo até a amabilidade de descrever alguns deles, mas fica aqui a minha questão ao Pedro... para além de ficarem de boca aberta, nunca se perguntaram a vocês próprios o como esses fenómenos aconteceram?

O "como", o "para quê", as "causas desses fenómenos"... dominam essas matérias?

E se para além dessas frivolidades, se acontecer algo de significativamente sério, se correr mal... qual a vossa "táctica" perante essa possibilidade?

E se num jogo desses acontecer um susto mais sério? Sim, porque se aconteceram alguns sustos, o que garante não acontecerem outros?

Não leve a mal, mas no meu ponto de vista parece-me que não fazem a mínima ideia de com o que estão a lidar, até agora tiveram a felicidade de num espaço de tempo longo nada ter corrido mal...

Os casos que vos aconteceram não tiveram o "condão" de vos por a pensar no "como" e no "porquê" (o que é pena), mas também vos deram a "certeza" que nada poderá correr mal (o que é perigoso).

Valerá talvez pensar e ler estudos sobre o assunto.

O facto de nunca vos ter acontecido nada de mal, não é garantia de coisa alguma, mais, se ocorreram determinados fenómenos durante os vossos jogos do copo, como é que eles se processaram? Que leis naturais regem esses fenómenos? O que permite eles se reproduzirem? Se aconteceram esses, que outros podem acontecer? Estarei preparado? Qual a causa? Sei com o que estou a lidar?

Esses são só algumas das questões interessantes.

Para terminar, sugeria-mos a leitura dos livros que estão disponíveis para download gratuito aqui no blog, na secção Codificação Espírita.

Abraço fraterno.

Anónimo

11.5.08

eu já tive uma experiência e não é brincdeira a coisa é séria.

Fábio

14.5.08

Boa noite.
em primeiro lugar queria dizer-vos que realmente acredito em espiritos e acredito que estes andam lado a lado connosco e coisas que acontecem as quais nos pensamos nao terem explicação possam ser eles a tentar comunicar connosco!

vou contar uma situação que se passou enquanto estava a trabalhar com o meu pai!
o meu pai trabalha,monta candeeiros para as campas,enquanto fazia o meu trabalho o meu pai deixou cai um desses candeeiros,ate tudo bem,o que mais me assustou foi o facto de ter tido o genero de "flash mental" de que alguém nos queria mal o que é certo e que nesse momento um amontoado,cerca de 100 cairam todos sem que ninguem lhes tocasse!
acreditem que isto pos-me a pensar,nc me tirou o sono,adoro ver filmes de espiritos, por exemplo o "o exorcismo de emily rose" mas acreditem que akilo me assutou imenso!

desde sempre tive curiosidade em fazer o jogo do copo!ate ja pensei em falar com o padre da minha paroquia e tirar algumas duvidas mas aproveito este blog para fazer isso!

expliquem-me o que e que eu devo fazer,o que nao devo fazer!
eu acredito,e sei o que pode acontecer ou penso que sei mas gostava de ter certezas!

a minha namorada fez com uma,rezou,e esteve sempre com um santinhu ao lado!tou mesmo curioso e com vontade de fazer!

Francisco

16.5.08

Olá Fábio.

Os espíritos tem muitas vezes as costas largas, assim, muitas vezes existem pessoas que perante algo que não conhecem ou para a qual não tem uma explicação, atribuem o ocorrido aos espíritos.

É preciso ter calma e não nos precipitar-mos...
:)

Quanto ao jogo do copo, já aqui o escrevemos várias vezes:

1º Não o faça.

2º Leia atentamente os livros da Codificação Espírita (pode encontrar informação sobre isso noutros posts neste blog).

3º Procure um centro espírita idóneo, lá pode dissipar as suas dúvidas.

Em alternativa ao 3º ponto, visite o site a ADEP em http://adeportugal.org/ e faça o Curso Básico de Espírito online… é grátis (como tudo no espiritismo), é ao seu ritmo e não ganha vinculo a coisa alguma.

Irá perceber que a mediunidade e o contacto com o mundo espiritual é algo natural e normal, mas não é para ser feito de qualquer maneira, nem de ânimo leve.

Anónimo

4.6.08

A MEDIUNIDADE é um sentido, omo temos a audição, a visão , o olfato e não é prerrogtiva religiosa... Assim sendo quando Moisés para conter os abusos no uso da MEDIUNIDADE à sua volta proibiu o contactoentre mortos e vivos não conseguiu e não impediu... Assim como a Rainha doida que influenciou para a retirada clara e ostensiva da RENCARNAÇÂO dos textos "sagrados", não acabou com a reencarnação....
Há Espíritos?
Não temos dúvida... Podem se comunicar, sempre...!
No caso do copo.. da chamada brincadeira do copo... é uma manifestação de uma ou mais inteligências? Sim. como nos primórdios e bota temopo passado nisto... As mesas foram utilizadas para inicio de comunicação dos mortos com os vivos e depois eles mesmos os mortos foram ensinado outros meios já que os objetivos edas reuniões e das comunicações eram sérios e nobres... Se inicirares uma reunião da brincadeira do copo depis de meditação em belas paisagens e em seguida ouvires uma bela música concentrado com um Shubber por exemplo e depois entaõ a seu modo dirigir seu PENSAMENTO a DEUS em busca de sua proteção, com certeza é muito forte é verdade mas, será muito dificil o copo mover-se e brincalhões e gozadores "mortos" se comunicarem, se queres paz, boas orientações e fraternidade a tua volta amigo estuda o que é MEDIUNIDADE, os objetivos e os sentimentos de um grupo estabelecem a natureza dos ESPÌRITOS que irão se comunicar. Não existe dúvida de comunicabilidade entre mortos e vivos , se desejares veja as pesquisas sobre KATE KING (aparições luminosas, livro da Federação Espírita Brasileira). No caso aqui questionado, de nada adianta eu dizer não faça... pois é você quem decidirá com quem quer se comunicar no outro lado da vida... No caso do cpo um estudo sobre fluidos mostrará a você como fazem estes Espíritos brincalhoes e pouco evolídos para fazer os barulhos e o copo mover-se... atuam sobre o Fluido nervoso ou animalizado de um ou mias membros do grupo , ou mesmo buscam na periferia, o fluido gradado, modificado e que se apresenta na foram de efeitos fisicos e depis é so cutucar a curiosidade dos membros do grupo , as conseqüencias serão vaiadas... Quer sentoi e entender a VIDA eterna dos Espíritos ( nossa) á partir de criados... ?? Estude e pesqyuise ou exponha-se ao aprendizado prático comestas brincadira ele virá mais ser´mais dolorosos e dificil de comprender.. Um fraterno abraço.

beatriz

16.6.08

eu e mais duas amigas gostaríamos de fazer o jogo, mas estamos com medo. principalmente se algo der errado. mas eu gostaria de saber mais coisas sobre o jogo do campasso, esse nós três já fizemos e não deu nada de errado. o jogo do compasso é perigoso? e eu queria saber principalmente sobre as sua conseqüencias, porque se for tão perigoso quanto o jogo do compasso eu creioque nós três estamos preparadas.

Francisco

16.6.08

Olá Beatriz,

O jogo do copo, do compasso, do pires ou do que se lhe quiser chamar, é exactamente a mesma coisa e assente nos mesmos princípios.

Como já escrevemos aqui várias vezes, desaconselhamos totalmente.

Leia atentamente este post e os comentários que entretanto surgiram, as sugestões que lá encontrará são as mesmas que damos a si.

Abraço fraterno.

Anónimo

21.6.08

Pois é.
O Jogo do copo as brincadeiras como outras reuniões com objectivos claros de CURIOSIDADE e sem qualquer BOA Intenção não pode trazer para se comunicar senão Espíritos, os chamados mortos e até de vivos, pois já tivemos comunicações em trabalhos sérios e com obetivos nobres de VIVOS,inferiores brincalhões e zombeteriros, os barderneiros do "além". Não existe mortos, nós todos depois de "MORTOS" podemos nos comunicar com os vivos. Sérios e honestos, corretos e bons, maus e brincalhões, se afinizam por seus pendores e o objetivo da reunião estabelece o conteúdo do convite aos mortos, pessoas sérias não se deixam prender e atendem a brincadeiras ... Quem atende é quem compreende e vive este momento. Queres saber sobre MEDIUNIDADE? Estude o asunto ela é um sentido como temos, por exemplo a audição. Queres encontar alguém "MORTO"/ Busque-o na PRECE sincera endereçada a JESUS ou A DEUS e terás noticias desta pessoa que está VIVA. Quem brinca com fogo pode se queimar. Se não queres a companhia de zombeteiros busque UMA INSTITUIÇÂO ESPÌRITA que dedica seus trabalhos e com seriedade a auxilar a todos nos dos lados da vida. Fraterno abraço.

deeh;

17.11.08

aah eu qeriia jooga mais eu nau sei como qe faaiz a primera pergunta do joogo @__@, oou se tem qe te a tabelinha taalz, se alguém puuder me ajuuda me adisiiona pls *--*

bgs ;*

Francisco

17.11.08

Olá Deeh,

Como já foi escrito várias vezes no Blog de Espiritismo, desaconselhamos fortemente que faça o jogo do copo.

Leia os comentários anteriores, as sugestões são válidas igualmente para si.

Abraço fraterno.

Nuno

2.1.09

Boa noite.
Sou mais um daqueles que andava à procura no google de mais informação sobre esta coisa do "jogo" do copo.
Já o fiz talvez uma dezena de vezes. Nunca aconteceu nada de mal, alem do medo criado. Isto já foi há uns anos atrás, na altura dos 20 anos em que nada mete medo. Hoje em dia, é uma coisa que continua a despertar a curiosidade, respeito e receio (ou mesmo medo). Que o copo mexe… mexe. O que há faz mexer não sei. Há perigos associados? Não sei. Dizem que sim, mas não sei quais nem como. O “jogo” do copo merece todo o meu respeito e curiosidade. Mas gostaria de perceber o que faz mexer o copo.
Gostei muito deste post, mas acho que peca por falta de respostas concretas ao problema. Eu sei que remete para a leitura dos livros (dos quais já fiz download). Mas não podemos esquecer que cada livro tem 400 páginas.
O post é excelente como alerta, mas não explica o que todos queremos saber. A maior parte das pessoas que chega a este post “vai embora” sem saber quais os perigos reais que corre. Claro que o autor não tem essa obrigação. Mas deixo aqui um pedido/sugestão.
Lançar um novo post que resuma e esclareça realmente quais as forças que fazem mover o copo. Mais importante ainda, quais os perigos que cada um corre. Quais são na realidade esses perigos.
É apenas uma sugestão de alguém que não sabe bem no que acreditar, mas que tem bastante respeito pelo que desconhece.

Nuno

Anónimo

30.6.09

eu já fiz é bem asustador mas muito legal

Anónimo

8.7.09

QUE VALENTE TRETA!!!

HÁ SEMPRE ALGUEM QUE MOVE O COPO.
E ESTÁ COMPROVADO QUE INCONSCIENTEMENTE NÓS TEMOS IMPULSOS MUSCULARES QUE AJUDAM A MOVER O COPO.
TENTEM JOGAR, FAÇAM UMAS PERGUNTAS, E DEPOIS PONHAM UMA VENDA A TODOS OS PRESENTES, VÂO VER AS PALAVRAS SEM NEXO.

já joguei muitas vezes, e eu era quem mexia e muitos parolos acreditam ainda hoje, outras vezes eu não mexia mas sabia quem mexia.

Pessoas pobres de espirito e que querem acreditar nisto porque precisam de acreditar em alguma coisa é que ligam a esta parvalhice.

Já agora, se está lá mesmo um espirito, porque não se move sozinho? tirem os dedos e vejam se se move.

Anónimo

3.8.09

Tenho 18 anos e durante uns tempos fui mesmo viciado no jogo do compasso, nao me iimporta se pensam que o jogo é mentira, pois eu sei q é pura verdade.
Jogava mais q uma vez por dia. até que numa noite eu com dois amigos jogamos ja de madrugada e apareceu um espirito que dizia se chamar medusa e que teve durante umas 2 horas sem nos deixar sair do jog...
Chegou a uma altura que parecia que ja ouviamos uivar e que vinhas do compasso.
Achava um jogo inofensivo mas desde aquele dia prometi q nunca mais iria jogas.

Anónimo

14.8.09

JOGO DO COMPASSO alttos, mas muito assustador,jogue de dia que nao dah muito medo,mas se vc for corajoso(a) jogue a noite.vou contar uma historia do JOGO DO COMPASSO.Um dia minhas amigas estão jogando o jogo do compasso na aula,bem no canto da sala,mas eu só tava olhando.o nome do espirito era felicia,tinha 51 anos,morreu de facadas no coração.ja no recreio elas tavam jogando ainda.ai eles peguntaram se ela tinha problemas quando ela era viva,e parou no sim,e deu P-S-I-C-O-L-O-G-I-C-O,MINHAS AMIGAS ESTAVAO COM MEDO QUE FOSSE PARAR NO PSICOPATA.ai minha amiga falou que tinha 3 garotas da nossa escola que jogaram esse jogo e ficarao presas 3 meses no jogo e o espiro era psicopata,ai elas ameaçaram de chamar a policia para queimar a folha ai o cara deixou elas sairem.mas voltando....ai ja na sala elas tavam jogando de no ,ai a mulher(espitito)nao tava deixando elas sairem,ai tah,uma delas perguntou se ela ia fazer alguma coisa com elas ,ai parou no sim,ai elas morreram de medo,ai a mesma amiga minha perguntou o que ela ia fazer!ai ela respondeu:que ela nao sabia.ai minha amiga começou a chorar pq vai que ela mata ela né?ai ela pediu se ela poderia sair(chorando):rtespondeu sim,ai minha outra amigaperguntou se tbm pdia:sim,minha outra amiga tbm perguntou:sim e ficou uma outra amiga minha.ficou presa no jogo,ai ela perguntou pq o espirito nao deixava ela sair do jogo! ai o espirito respondeu:morri por uma crente,ai nos perguntamos pra minha amiga se ela éra crente, e minha amiga disse que sim,ai depois de um a tempo a mao da minhaamiga começou a tremer,ai o espirito deixou ela sair.depois de 1 dia minha amiga q chorou nao consegui dormir com a luz apagada.minha outra amiga estava na casa dela e viu 3 vultos,minha outra amiga tava na casa dela e a casa dela pegou fogo obs: ´pelo o abajur que começou a piscar sem parar)e nunca jogue jogos de espiritismos e t6bm ouvi dizer que quem joga tem 6 anos de azar e os espiritos ficam te assombrando

Beatriz

10.12.10

É verdade, uma vez eu tava brincando com meu amigo e meu irmão, perguntamos: tem alguem ai ? ai o copo rachou no meio e a vela apagou. nos amassamos as letras e rasgamos o sim e o não. foi no dia que meu amigo(amigo do meu irmao) durmiu na minha casa, eles disseram que ouviam ruidos e gente gritando u_u nunca mais brinquei disso

Mário

11.12.10

Fez bem, Beatriz. Não faça mais essa "brincadeira".

M.

robson holanda de azevedo

27.1.11

bem eu tentei faezer isso mas nao muito certo parte dos meus amigos nao teve coragem de fazer a bricadeira eu que montei tudo as letras de a z e os numeros até o afalbeto depois disso ninquem quis fala do assunto até hoje

Grupo aCeita

10.2.11

Boa tarde.
Nós somos um grupo de alunas da escola secundária e este ano temos a disciplina de Área de Projecto na qual escolhemos o tema "Sobrenatural/ Oculto". Neste momento, encontrammo-nos a abordar o assunto do jogo do copo, seria possivel fornecer-nos algum material acerca desta temática?
Aguardamos resposta e agradecemos, desde já, a vossa atenção.
Abraço!

André

13.2.11

OLá amigos do grupo "ACEITA",

Sob a etiqueta "jogo do copo", encontram aqui bastantes artigos sobre essa prática que não adoptamos nem recomendamos.

De caminho, aproveitamos para esclarecer que o Espiritismo está nos antípodas do "sobrenatural" e do "oculto".

Não é oculto porque, como vêem, aqui tudo é transparente. O que divulgamos e debatemos aqui publicamente, é exactamente o mesmo que fazemos nas associações espíritas. Não temos coisas secretas, rituais, iniciações, mistérios, etc.. O Espiritismo está contido nas 5 obras básicas, aqui disponíveis para download. Qualquer pessoa pode descarregá-las, lê-las e fazer o seu juízo.

E não é sobrenatural, porque, na nossa opinião, tudo é natural, e se não tem hoje, terá um dia explicação científica. Ou seja: sobrenatural, para nós, são todos os fenómenos que a Ciência ainda não consegue explicar.

Saudações Fraternas,

AA

Grupo aCeita

15.2.11

Mas existem fenômenos ligados ao espiritismo que são inexplicáveis ciêntificamente, daí termos escolhido este subtema para o grande tema que é, o sobrenatural.
Pode aconselhar-nos como abordar este tema?
Pedimos desculpa pelo encomodo, mas gostariamos imenso de tornar este tema apelativo, não só para toda a comunidade escolar, mas também para toda a gente!
Mais uma vez, obrigada e um abraço!

André

15.2.11

Olá grupoaCeita,

Sugerimos uma visita a esta página:

http://adeportugal.org/mambo/index.php?option=content&task=view&id=19&Itemid=45

mas também que procurem por exemplo os seguintes temas no site

http://www.guia.heu.nom.br/

Experiências de Quase-Morte

Transcomunicação Instrumental

Experiências Fora do Corpo

Casos Sugestivos de Reencarnação - pessoas que se lembram de vidas anteriores; crianças-prodígio; regressão de memória; marcas de nascença; comunicações mediúnicas.

Materialização de Espíritos

Comunicações mediúnicas

Fenómenos de transporte

Aparições

Psicografia

Psicofonia

Psicopictografia

Anónimo

1.3.11

Bom, essas questões de ser "possuido", mtas vezes um centro espirita não ajuda em nada. Falo isso por experiencia propria, pois ate poko tempo eu era espirita. Porém mudei de religião, pelo fato do centro espirita não estar me ajundando, e sinceramente, depois que comecei a trabalhar na UMBANDA, minha vida mudou da agua pro vinho... fica ai a minha sugestão!! ;p

André

2.3.11

Olá amigo Anónimo,

Teria sido mais elegante da sua parte dizer que a sua afinidade é com a Umbanda e não com o Espiritismo.

O centro espírita ajuda quem se identifica com a proposta espírita e se quer ajudar a si mesmo.

O mesmo será válido para outras filosofias e religiões. Da nossa parte, os mais sinceros votos de uma profícua vivência da Umbanda.

AA

Anónimo

14.5.11

Eu tenho 100% certezas... eu á algum tempo experimentei com um grupo de amigas e nesse dia n aconteceu nda de mal... estive.mos a falar com um espirito qe é obssecado por uma amiga minha (Mak) e depois disso a minha amiga foi.se embora e nos tentamos jogar sozinhas (umas amigas minhas que n acreditavam) e concentramo.nos e o copo continuou a mexer... ai apercebemo.nos qe era verdade... no dia aseguir combinei com 2 amigas minhas e fizemos o jogo... voltou a aparecer o Mak e comecamos a gozar com ele... Má jogada :$ Ja era tarde e a minha amiga tinha de ir para casa pq ja era noite cerrada e a mae dela n sabia qe ela tinha saido!
Estavamos a ir para a casa dela e chegamos a um caminho de terra cheio de arvores á volta e apartir desse caminho ja n havia luz por isso eu decidi ligar a lanterna do meu tlm! Caminhamos um pouco ate qe derepente eu vejo uma bengala a aparecer... Eu digo as minhas amigas e ela vêm o mesmo... mas apenas viamos a bengala na nossa direcao! Uma das minhas amigas comecou a gritar e a dizer para fugirmos mas a minha outra amiga qe e "vitima" desse espirito n se consegua mexer e ficou parada a olhar para a bengala! a Minha amiga gritava e mandava a bengala parar mas a bengala continuava na nossa direcao, nao dizia nada e apareceu do escuro sem luzes nenhumas... Eu fui buscar a minha amiga e acabamos por conseguir fugir.
Quando saimos do caminho ja n estava la NADA! estavamos super assustadas e eu decidi durante a noite queimar o tabuleiro e partir o copo! Tive sorte pq n me aconteceu mas ouvi dizer qe fazer irrita.os $:

Passado algum tempo voltamos a fazer o jogo para perguntar ao Mak se tinha sido ele a fazer aquilo e ele disse qe sim e disse qe ela n se conseguia mexer pqausa da sua forca de amor -.-

Fomos jogando mais e mais (sim, pq o jogo e MTO viciante, apesar de tudo, tu n consegues.te controlar :S) e um dia foi o aniversario de uma das minhas amigas... estavamos a jogar e voltou a aparecer o Mak! Estivemos a jogar e ele disse qe me ia amarrar a mim e a minha amiga "vitima", continuamos a jogar e ele comecou a ser bue porco nas coisas qe dizia... Comecamos todas a rir.nos com as coisas qe ele dizia e depois tbm lhe diziamos cenas asim e esteve tudo bem... Paramos de falar durante algum tempo... Passado algumas semanas uma amiga minha qeria experimentar o jogo para ver se era verdade esse jogo (sim porque as minhas amigas nunca sabem ficar com a boca calada e entao de vez em quando dizem a alguem -.-) entao estavamos a jogar e tal... ate qe derepente uma das minhas amigas diz: O qe é aqilo qe esta a aparecer na parede? Nos olhamos e na parede estava reflectida uma casa com um lago e duas varandas... Estavam tres pontinhos brancos perto do lago e derepente comeca uma sombra a entrar e a sair da varanda da casa varias vezes e avioes a passar de vez em quando por cima daqela casa... Ficamos assustadas e depois reparamos nos 3 pontinhos brancos... os pontinhos eramos nós pq o tamanho dos pontinhos coincidia com o nosso tamanho... e derepente eu vejo um outro pontinho a sair do lago com uma especie de BENGALA na mao a ir na direcao do meu pontinho! Eu comeco a gritar e depois expliquei.hes o qqe tinha acontecido para eu ter ficado asim ( Elas n sabiam dessa historia)!
Continua
|
|
v

Anónimo

14.5.11

Eu contei á minha amiga o qe se passou (a "vitima" e ela diss qe era melhor falarmos com o Mak para esclarecer.mos as coisas! O Mak disse qae tinha sido ele e qe estava a alertar para n irmos aqela casa pq era perigosa e continuamos a conversar e a "vitima" disse ao Mak: Tu estas a ser tao qerido qe se eu podesse eu abracava.te tanto neste momento (: E o copo comecou a ficar com MTAA forca e ele escreveu: Pois, mas eu qeria mais do qe isso! Esta noite vais ser minha e nada me vai poder parar, nem sal, nem cruxificos, nem Deus te podera ajudar! Esta noite as trevas vão reinar e os seus seguidores vão adora-lo!
Quando ouvimos isto ficamos assustadas e pedimos para terminar secao e ele disse qe n e comecou a dar a volta ao tabuleiro com o copo ( isso é sinal de qe qer possuir uma de nos as duas) e andava cada vez mais depressa e depois perguntava.nos se estavamos com medo e comecava a dizer: AHAHAHAHAHAHAHAHAH tao rapido qe mal se percebia o qe ele estava a dizer... ele ameacou.me qe matava o meu gato e qe durante a noite ele ia.me fazer uma visitinha no meu corredor e depois comecou a dizer uma frase em latim... (Ele invocou o diabo) e depois disse qe nos ia matar esta noite! nos ficamos mto assustadas e eu fui para casa e eu acabei por adormecer... entretanto senti uma coisa a puxar.me o lencol para baixo e pensei qe era nessa altura qe ia morrer, nao me lembro de mais nada apartir dai e depois acordei s 5 da manha e so ouvia barulhos :$ acabou por nao nos acontecer nada... Passado mais algum tempo eu fui ao meu sotao e encontrei um tabuleiro do jogo do copo qe eu tinhas guardado, eu ia deita.lo fora mas depois nao sei o qe me deu qe eu no gozo agarrei no copo e perguntei: Esta ai algum espirito? e o copo mexeu.se mtoooo lentamente para o sim! eu n estava a espera qe ele se mexe.se pq eu smp li em blog's qe so da para fazer com mais de uma pessoa e fiquei um pouco assustada... o copo estava a comecar a ficar com mais velocidade e depois estava smp a tentar sair do tabuleiro ( smp tinha ouvido qe isso é mau sinal mas n sei o pq) e entao depois eu estava smp a pedir para terminar secao e ele n respondia, apenas ia para os cantos! A certa altura enervei.me pq eu tinha de sair e ele nuncaa respondia e eu acabei por terminar secao sem pedir autorizacao- isso aconteceu hj... e eu ainda estou a espera para ver a proxima coisa qe pode acontecer! Isto e mesmo verdade e tbm perigoso e eu axo qe as pessoas qe n acreditam pelo menos deviam respeitar os outros e n comecassem a mandar boqinhas sobre isto! -.-
eu sinceramente axo qe n me volto a meter nisto... $:
Beijos

Igor Aguiar

12.8.11

Olá, entrei por acaso no blog, pesquisando sobre esse tal jogo do copo. Sou ateu, não creio em Deus e muito menos em espiritos. Junto com alguns amigos meus ( que também são ateus ) queremos ver se é real mesmo essa brincadeira, já tentamos umas vez, quando ainda eramos cristões, e não deu certo.

Será por total responsabilidade nossa, as consequências, mas gostaria de saber um tutorial REAL, de quem REALMENTE brincou e DEU CERTO a brincadeira do copo.

ps: não vim aqui discutir religião muito menos ofender alguém e peço encarecidamente que me tratem com respeito.

Grato.

André

13.8.11

Não, Igor. Não conhecemos tal coisa.

Se não considerar falta de respeito, aconselhamo-lo a ler os posts que temos sob a etiqueta "jogo do copo" - colocamos as aspas porque não consideramos tal prática um jogo, mas sim uma imprudência.

Cordialmente,

AA

Anónimo

14.8.11

LUIOZ FERNANDO
ESTE SITE É UMA BESTISE PQ SE FALA QUE NÃO É PERIGOSO PQ NÃO FAZER E QUEM FALA QUE É BESTA ISSO E NÃO SE PODE FAZER E QUE É ALGUEM QUE MECHE O COPO É PQ NÃO FIZERAM E ALÉM DO COPO NÃO É PERIGOSO SE DER ERRADO NO MAXIMOS SE O COPO VOR DE VIDRO VAI QUEBRAR MAS DE PLASTICO É O CERRETO DO COMPASSO EU VI HISTRORIA HORRORZANTES PQ TEM GENTE QUE SE MATOU E CORTOU O PESCOÇO E ABAIXOU O ESPIRITO NO COMPASSO E PQ COMPASSO PQ FURA E PQ COPO PQ PODE SE CORTAZ MAS DE PLÁSTICO NADA DE MAIS FAÇAM EU LÊ DIGO .....MUITO CURIOSO

André

16.8.11

Este seu comentário, caro Luiz Fernando, é tremendamente eloquente.

AA

Lisafm

1.9.12

Olá hoje eu joguei esse jogo do copo. Era uma mulher chamada Ane ela matou o marido (nao quis dizer como nem porque) e morreu esfaqueada (nao quis dizer porque e quem a matou) falou q viveu no seculo 16. Perguntei como ela chego ate aqui e disse que foi convidada perguntei por quem e ela disse que foi por um exu ( um espirito maligno nas reunioes espiritas se nao me engano ) depois ela disse q ia embora o problema é que eu quero saber mais sobre essa mulher mas n sei onde encontrar uma reportagem com essa menina que matou o amrido e depois morreu esfaqueada e minhas amigas estao achando que outra pessoa empurrou e quero joga novamente para provar que é verdade! Podem me ajudar? quem souber alguma coisa dessa ane repondam o meu comemtario por favor obrigada!

André

1.9.12

Exu é uma designação da Umbanda, e não do Espiritismo. Designa os «guardas» do mundo espiritual, responsáveis pela segurança dos trabalhos nos terreiros. Todas as religiões têm esses guardiães, embora lhes dêem nomes diferentes. Trata-se de Espíritos protectores, pessoas como nós que os católicos toma como anjos, e aos quais os umbandistas chamam exus. Todos os Espíritos são pessoas como nós, que passaram para o mundo espiritual pela morte do corpo físico. tal como aqui na Terra, no mundo espiritual há gente boa e gente ignorante, gente séria e gente que gosta de se divertir á custa dos outros. Desaconselhamos veementemente os contactos com o mundo espiritual baseados na curiosidade, na diversão ou noutros fins menos nobres. O mais certo é vocês estarem a ser mistificados por algum Espírito brincalhão.

Abraço,

AA

Anónimo

20.10.12

Olá. Acredito que existe algo para além de nós certamente. Jogo com várias amigas, há sempre alguém novo que se interessa por jogar, normalmente o sobrenatural fascina sobretudo os jovens. Já jogo a 6 meses e nada de mal aconteceu, acredito que a lógica está no nosso pensamento , normalmente tem sempre alguém que não acredita e tenta jogar connosco , ao iniciar o jogo quando tem alguém que quer jogar e não acredita o copo não se mexe ! É simples tudo se baseia no nosso pensamento ,se não acreditar e estiver lá para gozar o copo não deverá mexer(acho eu),quando jogo com amigas que acreditam e se concentram, o copo mexe, sempre. Já ouvi dizer diversas coisas que aconteceram a ''x'' pessoa que saíram sem pedir com medo e foram atropeladas , viram vultos etc... Isso aconteceu porque? Porque se sentiram inferiores , tiveram medo, tudo esta no nosso pensamento. Criamos o nosso futuro a partir do nosso pensamento sem darmos-nos de conta!
Acosse-lho a todos que jogam não gozar , nem ter medo.
Para terminar tenho algumas perguntas a fazer ao escritor deste blog:
Já jogou o jogo do copo?
Se sim ,Aconteceu alguma coisa, e porque?
Acredita que é mesmo um espírito que contacta através do copo?

André

22.10.12

Caro Anónimo,

Se se der ao trabalho de ler os posts que temos sob a etqiueta «Jogo do Copo» ficará a saber a nossa opinião acerca desta prática.

AA

Isabel

8.2.13

Bem , considero o jogo do copo uma perda de tempo.. num jogo do copo, não vão aparecer mais do que espíritos de baixo nível.. e o que há de construtivo para absorver desses espíritos?! querem é gozar e no fim por vezes existem consequências para certas pessoas mais susceptíveis que acabam psicologicamente afectadas.. e naturalmente as consequências nao ficam por aí :)
Esses intitulados de veteranos, parece-me que se veteranos, já deveriam estar noutro nível e compreender um pouco mais o mecanismo do mundo espírita.. Li ali o 3º comentário de um anónimo e acho um comentário de grande arrogância, substima-se o que não se conhece, pensando que se conhece e mais tarde quando faz estragos, aí é que vem o arrependimento. E se já fez tantas vezes o jogo do copo acho que se apanha um padrãozinho de espiritos brincalhões.. eu apanhei, em poucas vezes que pratiquei .. com 500 jogos praticados e raciocinio não me parece tarefa difícil.
E a verdade é que coisas como o jogo do copo, muito facilmente abrem as portas e convidam entidades que podem não ser bem-vindas ao local onde praticado, na casa do praticante, por exemplo, e depois mantêm-se lá :) Muito sinceramente, partilho da sua opinião, não façam o jogo * E se o fizerem, façam informados e com consciência do que possam estar a atrair ;) .
Parabéns pelo post, é importante informar ***

Cumprimentos,
Isabel

Anónimo

5.9.13

Olá pessoal, chamo-me Ricardo e este conhecimento foi-me passo por um amigo que me explicou as regras e procedimentos deste denominado "jogo", pessoal não brinquem com o que não sabem, é um aviso.

Eu fazia dentro de certas regras e procedimentos, em controlo ambiental e espiritual...

Leiam para que serve este jogo, informem-se, quando um dia "invoquei" prepositadamente o espirito de alguem "quebra das regras", a esse alguem diz que teve problemas nesse dia, só não tive problemas porque dei conta do erro, e acabei com a secção...

Eu não ensino ninguem a jogar se não tiver maturidade, e não quiser seguir as regras, foi assim que me passaram o conhecimento e devia ser sempre assim, isto pode ser um jogo bem "serio", podendo fazer mal a voçês e a outros, sem ter a noção do que estão a fazer.

É possivel ter secções perfeitamente estáveis e sem problemas se for tudo controlado isso requere muita confiança e ser-se muito centrado espiritualmente, para uma comunicação.

A mim quem me passou a informação de tudo, disse que não devia levar aquilo como um jogo, e sim algo mais serio, de facto tem-se de ser sempre sério para não quebrar as regras, mas como gostava e achava piada, fazia sempre.

Até um dia, que o meu melhor amigo, teimou a mim "invocador" e ao "espirito", e o castigo dele por não ter obedecido foi repetir na cabeça dele "amigo", nunca mais voltarei a fazer isto porque senão vai ser pior, mais uma vez quebrei as regras "eram prai 8 pessoas", portanto, podia ser bem pior.

André

5.9.13

Ricardo, Ricardo... E para quê usar a comunicação com o mundo espiritual como diversão? Já imaginou por exemplo as pessoas começarem a fazer cirurgias por diversão? Faria isso sentido?

O contacto com o mundo espiritual é uma coisa natural, está nas leis de Deus, mas deve ser sempre feito de forma responsável e servindo propósitos sérios e nobres.

Abraço,

A.A.

Anónimo

13.5.14

Oi! Eu fui num medium q me disse q eu tinha o dom de poder comunicar com os espiritos! Mas eu nao sei se devo acreditar, por isso tinha pensado em fazer o jogo do copo para tentar obter algumas respostas! Mas nao sei se essa é a melhor opçao... por favor me diga o q acha!

André

14.5.14

Toda a gente tem o "dom" de comunicar com os Espíritos. É como respirar. Constantemente o fazemos, sem sequer termos disso a consciência. fazer o jogo do copo, seja sob que pretexto for, parece-nos uma péssima ideia, como fica bem expresso em todos os artigos que dedicamos ao assunto.

A.A.

Enviar um comentário